A Premiada CASA 01

July 7, 2017

Porque a CASA 01 é sucesso absoluto!

 

Destaque em matéria do Archdaily esta semana, o projeto da ES Arquitetura, em condomínio residencial em Criciúma, sul de SC, é fruto de uma grande parceria de sucesso entre o arquiteto Diego Espírito Santo, responsável pelo Projeto Arquitetônico, a arquiteta Vania Búrigo e Cotta Arquitetura, responsáveia pelo Projeto de Interiores, a arquiteta Amanda Pamato de Souza, responsável pelo Projeto Luminotécnico, o arquiteto paisagista Benedito Abbud, responsável pelo Paisagismo e o Engenheiro Mauro Sônego, que além dos Projetos Complementares, é também o responsável Técnico e também responsável pela Execução desta complexa e icônica obra de 1.421,49 m2, que foi a vencedora do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável nas categorias Destaque Sustentabilidade e Profissional Modalidade Residencial, um prêmio nacional, que visa premiar projetos que inovem, apresentando as melhores soluções para o uso racional dos recursos naturais.

 

O projeto é ímpar, cheio de peculiaridades e nasce de um envolvimento prévio entre os clientes e os arquitetos em projetos anteriores, onde a característica, tanto dos profissionais, quanto dos donos da casa, de busca pelo novo e pela excelência encontra ampla reciprocidade. Assim, desde o princípio, o Projeto da Casa 01 foi concebido para ser um ícone da arquitetura, onde os conceitos de sustentabilidade permeiam todo o processo, como busca incansável de todos os envolvidos para um resultado inovador!

 

O programa de necessidades, a localização e as peculiaridades do terreno foram ponto de partida para o Projeto, que privilegiou visuais, integração entre interno/externo, privacidade, levando em conta os anseios e o estilo de vida dos clientes, pautado no respeito à natureza e busca pela reflexão constante.

 

A escolha dos materiais e das soluções foi baseada na Ecoeficiência, o tratamento de água reutiliza e trata 100% do esgoto gerado pela residência na irrigação do próprio terreno, há também um plano de gerenciamento de resíduos, uso de placas fotovoltaicas e a não necessidade de climatizadores para resfriamento ou aquecimento da residência por ter sido dada atenção especial à ventilação cruzada, iluminação natural, orientação solar e uso de Ecotelhado.

 

Outro destaque é o concreto aparente desenvolvido com maestria pela Engenharia Castanhel. Aqui, o material além de ser esteticamente perfeito para a linguagem de arquitetura contemporânea da residência, também atua enquanto solução sustentável com o uso de dióxido de titânio na confecção do concreto, que tem a propriedade de limpar o ar, eliminando o CO2 de 12 carros/dia, já que a incidência dos raios ultravioletas em contato com as paredes de concreto da casa faz com que libere radicais livres que decompõem agentes poluentes, fazendo com que o material atue também como um purificador natural do ar. Destacando também, é claro, o desafio de vencer os enormes vãos do Projeto.

 

As esquadrias externas são em alumínio e as venezianas em painéis de bambu, assim como as portas internas e algumas divisórias internas que também são em folha laminada de bambu da MoradaEco, empresa que tem em seu portfólio materiais ecosustentáveis, com sede em Jurerê, Florianópolis – SC e forneceu mais de 200m2 de folha de bambu para portas, vistas e esquadrias, destaques na obra da Casa 01. Os revestimentos do acesso da casa e parte de serviços são em Microcim, bem como a bancada da cozinha e também o acabamento da lareira, no terraço/telhado verde, tudo da MoradaEco.

 

 

No mobiliário, o design autoral de Jader Almeida é destaque na monumental mesa de jantar e cadeiras da Sollos, fornecidas pela LCL Design, destaque em um ambiente com vocação para reuniões perfeitas.

Por fim, os materiais utilizados no projeto de Interiores seguem a mesma linguagem e princípio, a busca pela sustentabilidade e escolha de materiais que fossem realmente sustentáveis e saudáveis, para as pessoas e para o meio ambiente. Destaca-se os rodapés de material reciclável, as madeiras todas tratadas para o piso e de reflorestamento no mobiliário fixo, a opção por tecidos de materiais naturais como linho e algodão e o uso do bambu como material principal, que aparecem em portas, painéis, pergolado, fachada, também em detalhes de forro e paredes.

As cortinas foram todas confeccionadas pela Artisan em linho puro, bem como painéis em linho e couro para o tratamento acústico do Home Cinema e as cabeceiras nos Dormitórios.

 

A automação também é um grande diferencial, que otimiza processos e gera ganho e sustentabilidade ao passo que utiliza critérios inteligentes que minimizam desperdícios e maximizam funções. A Touch Automação foi a grande parceira na Casa 01, na automação da Suíte Principal e de toda a Área Social, com a criação de cenários que envolvem iluminação, equipamentos de som e imagem e cortinas. A Aspiração Central é outra solução perfeita oferecida pela Touch Automação presente na Casa 01, uma solução simples, mas que precisa ser implantada na fase de obra, com a instalação de uma tubulação central que gera praticidade ímpar na limpeza da casa.

 

Som e imagem foram desenvolvidos pela Benedet Home Theater ao longo de 1 ano e meio de acompanhamento de obra e muito empenho e comprometimento de uma empresa que tem 65 anos de atuação no ramo e foi incansável para atender a todos os anseios dos clientes, trabalhando com som ambiente no terraço, varandas e jantar, além de uma Sala de Cinema profissional, exclusiva, com utilização de equipamentos de ponta apropriados para as dimensões e necessidades do Home Cinema. O projeto dos arquitetos também incluiu um todo o tratamento acústico do ambiente, visando a potencialização do desempenho dos equipamentos, com utilização de materiais como o carpet da Empório Beraldin em couro e sisal e painéis estofados com revestimento em couro e linho da Artisan, parede e teto com alma de Bambu sobre painéis de Mdf perfurados e portas de vedação em perfil de alumínio com vidro acústico em um projeto sofisticadíssimo que vem de encontro a todo o conceito adotado na Casa 01. Sofás em couro Natuzzi Edition motorizados da ADDRI também completam e garantem o conforto absoluto no Cinema.

 

Todo o projeto do arquiteto paisagista paulista Benedito Abbud foi executado pelo Reino Vegetal, empresa com sede em Içara que atende Criciuma e toda a região Sul do estado com 17 anos de experiência e através da Agrônoma Tatiana Pavei, desenvolve os projetos e atende a toda a criatividade dos projetos dos profissionais. A empresa foi responsável pela implantação e administração de um total de quase 10 mil metros quadrados, o maior jardim residencial já executado e também foi incansável em apresentar soluções para detalhes de acabamento ou sugestão de complementos para a demanda do próprio cliente ou do arquiteto já em fase de execução, detalhes que agregaram ainda mais ao resultado final, como um painel verde vertical que surgiu no momento da obra, já em fase de acabamento, pois o proprietário envolveu-se de forma direta e foi bem presente na execução de toda a parte externa. Outra peculiaridade foi a chegada da jabuticabeira a obra, parte do projeto do jardim da adega, o cliente estava lá para recebê-la e ajudar a posicioná-la, participando ativamente e já admirando a beleza que a vegetação traria ao ambiente.

O jardim foi sendo executado à medida que as etapas da obra iam sendo concluídas e sendo liberadas, para que ao final da obra o jardim já estivesse o máximo formado, sempre com um cuidado incrível para que a correção do solo fosse perfeita, as adubações, em um processo contínuo de muito zelo pela vida verde, uma das premissas do projeto desde o inicio que não desmatou uma árvore sequer do terreno para a implantação da obra.

Algumas espécies já vieram adultas, prontas e formadas, outras tantas se desenvolveram e ainda estão em processo de crescimento, tudo muito em conjunto com os anseios do casal de proprietários, que muito se envolveu e zelou para que o sonho fosse completo. A casa é um sonho, mas o jardim é um sonho ainda maior, que transborda através do telhado verde para as árvores e o verde do terreno, tão cuidadosamente preservados durante a obra.

 

Por fim, o trabalho em equipe também foi um diferencial no funcionamento e sustentabilidade da obra, assim também as arquitetas, Carina Lino e Mariah Zanatta, Maicon Fedrigo Padilha, Beatriz Alves Antunes, participaram do projeto e todas as equipes de fornecedores foram incansáveis na busca pelo algo mais que se poderia oferecer para alcançar-se um resultado tão eficiente do ponto de vista sustentável e estético, que percebe-se claramente no encantamento do depoimento de todos os envolvidos!

 

Amamos saber um pouco mais sobre esta obra ímpar! Obrigada aos arquitetos Diego Espírito Santo e Vania Búrigo por presentear o Arquitetura em Destaque com esta matéria, que garanto, também fomos incansáveis para que ficasse a altura do Projeto!

 

Amamos!!!

 

Fotos: SLA PhotoStudio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload